1 de Fevereiro Feliz Ano Novo Chinês!

2º meeting KPOP PT + Passagem de Ano chinesa no Martim Moniz.

Foi por acaso. combinei realizar um meeting do meu grupo de kpop em Lisboa neste dia para almoçarmos e irmos ao Martim Moniz à procura da chinesa que tanto chorou no documentário da RTP2 "Nós, Chineses" porque eu não aguentava mais aquele ser magnífico que veio sozinha para Portugal com o propósito de estabelecer o negócio por si própria, tendo toda a família na China. Chorou uma, duas, três, e todas as vezes que ela aparecia a a falar durante o documentário. Eu nem consigo imaginar a força que eles têm para concretizar uma coisa destas, deixar a família tão novos e ir para um país a milhares de quilómetros do qual não ouvem falar, não conhecem a língua e sozinhos. Mas não quero falar disso agora pois fico deprimida. Vamos falar do nosso passeio magnífico.
Estou de férias assim como grande parte dos estudantes universitários e aproveitei para marcar o 2º meeting do grupo. Eu estou farta de todos aqueles meetings que consistem em chegar, "abancar" e ver o people a pavonear-se com danças e cantos, jogos e gritaria. Para inovar, decidi que todos os nossos encontros seriam para fazer algo relacionado com a cultura, portuguesa ou asiática, seja comer ou presenciar um espectáculo, ver filmes, tararatrararaa. Desta vez estava combinado irmos comer ao Hanaqualquercoisa (eu nunca sei escrever o nome daquele restaurante) situado na Avenida da Liberdade que vende um mix de comida asiática, com o objectivo de comer sushi. Encontrámo-nos no Rossio, eu, depois a Ana Catarina, a Filipa, a Mariana, a Cris e a Ana. (Tirámos uma fotografia descalças para um grupinho de escuteiras que queria tirar fotografia aos pés das pessoas wtf), depois até vimos outras 2 fãs de kpop que nos vieram cumprimentar muito por acaso e que nem sabiam que havia meeting T_T. A Ana Sofia deu novamente a ideia de irmos a um restaurante chinês que tem Karaoke, ficou tudo doido e pronto para uma tarde em cheio, mas claro que estava fechado por causa das festividades do ano novo chinês. Então descemos novamente até ao elevador de Santa Justa, e mesmo ao lado, entrámos no Restaurante asiático. Wau. Por 8.95€ podem comer TUDO o que eles lá têm, desde sushi, molhos, carnes, massas, óstias de camarão, e tudo e mais alguma coisa porque é buffet e podem ir buscar comida as vezes que quiserem - enchemos tanto a barriga...



Tem lá um chinês tão lindo que nos roubou o coração a todas... 
A Ana Sofia arranjou coragem e no momento do pagamentos ela perguntou ao rapazinho se havia nas redondezas, algumas festividades do ano novo chinês, ao qual ele respondeu que sim, no Martim Moniz. Sem ser necessário dizermos mais alguma coisa, saímos do restaurante em direcção ao nosso paraíso: Martim Moniz. Pelo caminho caiu uma carga de água e abrigámo-nos numa mega tenda situada na praça da Figueira onde estava a haver também qualquer tipo de festa com produtos portugueses, comidas e outros feitos à mão e estava também um apresentador da RTP. Não podíamos esperar mais, mal a chuva parou desertámos para noroeste em direcção do paraíso onde estava montado um palco e dezenas de criaturas orientais perfeitas de todas as formas e idades. Mas nem tive tempo para pensar, estava eu virada para o palco atenta ao chinês que estava a falar ao microfone, quando a Cris me puxa e diz que está ali uma bancada a dar tudo grátis até DVD's - momento em que me apercebi: devia ter trazido uma mala maior - entre pessoas portuguesas e gente da embaixada que não se conseguia mexer, fazíamo-nos à vida a tentar agarrar tudo o que podíamos. Estava lá uma rapariga que devia ser da minha idade LIIINDA mas que falava inglês e prontamente a gente virou bilingue naquele evento quando apareciam outros chineses que falavam português e nos baralharam todos.  Não sei quanto tempo passou, a gente separou-se e encontrava-se outra vez "temos que ir ao Hua Ta Li" era repetido mas era difícil sair dali. Quando finalmente nos fartámos, á medida que íamos vendo as barraquinhas, furámos caminho para a loja preferida e que ajudou muito na realização do documentário "Nós, Chineses" que passou na RTP: Hua Ta Li. Não entrei porque tinha imensas coisas na mão e porque não queria comprar nada, pois tenho uma dívida internacional megalómana que tenho que pagar assim que puder e se entrasse na loja, não ia aguentar. Ora a senhora só deu mais um saco, então pronto fomos ver o resto do espectáculo e das barraquinhas. Tive pena que choveu umas quantas vezes, mas aguentei-me até ás 6 da tarde. 
Foi lindo e mostrou de certa maneira parte da cultura deles numa passagem de ano. Gostei especialmente do teatro que permitiu interacção com o público, do senhor que cantou uma música chamada "Sê tu próprio" e de facto mostrou isso mesmo, e dos apresentadores, todos muito bonitos e bem vestidos para a ocasião. Gostava de assistir a algo mais do género, gostei do facto dos chineses fazerem algo no meio do nosso ambiente desta maneira. Obrigado. Xiexie e gongxi!

































2 comentários:

Joana disse...

ohhh que lucky! só descobri muito tarde que ia haver festa *sobs* para o ano também tenho que ir, parece que vcs se divertiram imenso :)

Jei~ disse...

Que giroooo! Nunca estou a par desses eventos mimimi *-*

Beijinhos,
Jei 。◕‿◕。