Belém

Então hoje... fomos para as ruas apresentar Belém, com a sua história interminável ligada ás Descobertas. A minha parte era falar sobre os Pastéis de Nata e o Beco do Chão Salgado.
Ora aqui vai o mínimo de história:
Os pastéis de nata foram criados por monges antes do século 18 como meio de sobrevivência depois da expulsão das ordens religiosas em 1834 para aqueles que cá ficaram. É feito de ovos, leite, farinha, pode levar açúcar em pó e canela, mas a receita original é mantida em segredo. Para além de Portugal é vendido e muito apreciado na China, França Austrália etc.
Beco do Chão Salgado foi o local onde mataram a família Távora e Aveiro depois de uma tentativa de assassinato ao rei José I. O homem andava a sair com a mulher do Távora e puff fez-se o chocapic. Mandou matar tudo e todos, tortura e queimá-los. Quem fez o trabalho sujo? Marquês de Pombal, coitado. A filha de José não gostava do Pombal e mandou libertar os presos porque não acreditava no que tinha acontecido. Chão salgado porque ali se espalhou o sal para nada mais crescer. Apesar do rei ter mandado não construir lá nada, o monumento está enfaichado num prédio completamente. Andámos por inumeros sítios mas por hoje só vos deixo estas fotos.
Padrão dos Descobrimentos

Ponte 25 de Abril e Cristo Rei

Caravela

Eu á direita xD


D. Henrique a liderar 

o maluco que tinha que interromper a apresentação...
o que está a voar são cabelos ruivos xD

2 comentários:

Mary Anne disse...

Somos IT's lindos! Ahahaha se calhar vou por essa foto q tenho contigo no facebook, mas vou cortar-te ahahah espero que nao te importes xD

Sara disse...

Belém é tão linda não é Mora? *.*